zooclorela - meaning and definition. What is zooclorela
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is zooclorela - definition

  • ''[[Hydra viridissima]]'', organismo cuja cor verde resulta da presença de zooclorelas.

zooclorela         
sf (zoo+clorela) Biol Nome comum a várias e diminutas algas verdes que, em geral, vivem simbioticamente dentro do citoplasma de alguns protozoários e outros invertebrados.
Zooclorela         
Zooclorela é a designação dada ao conjunto de organismos unicelulares fotossintéticos de coloração verde, pertencentes ao grupo das Chlorophyta, que vivem em endossimbiose com diversos organimos heterotróficos, entre os quais ciliados (como Paramecium bursaria), amibas e diversas espécies de animais, entre os quais pólipos (incluindo a Hydra viridissimaHubert Ziegler: Physiologie, in Strasburger: Lehrbuch der Botanik. 31.
zooclorela      
s.f.
-algl design. comum às algas clorofíceas do gên. Zoochlorella , unicelulares e fotossintéticas, que vivem em simbiose no interior de certos animais
-etim lat.cien. gên. Zoochlorella (1881); ver zo(o)- e clor(o)-

Wikipedia

Zooclorela

Zooclorela é a designação dada ao conjunto de organismos unicelulares fotossintéticos de coloração verde, pertencentes ao grupo das Chlorophyta, que vivem em endossimbiose com diversos organimos heterotróficos, entre os quais ciliados (como Paramecium bursaria), amibas e diversas espécies de animais, entre os quais pólipos (incluindo a Hydra viridissima) e diversas espécies de anémonas. As zooclorelas mais comuns pertencem ao género Chlorella (provavelmente polifilético), mas a relação simbiótica envolve muitos outros taxa.

Na relação simbiótica as algas fornecem ao hospedeiro 30-40% da energia que assimilam e recebem deste, além de protecção, sais minerais, dióxido de carbono e compostos de azoto que de outra forma seriam descartados.

A forma de vida destes organismos, e das zooxantelas, forneceu a inspiração para a teoria da endossimbiose.